Abordagem Junguiana

Em algum momento da vida, podemos sentir que algo não está bem, tentamos identificar as razões e não as encontramos, então, sintomas podem surgir desencadeando efeitos que fogem da nossa compreensão.

O processo arteterapêutico de abordagem Junguiana pode ser visto como uma possibilidade para o encontro de um novo caminho, à nossa frente está o trajeto, que podemos considerar como o revisitar da própria história, passamos a nos encontrar com importantes aspectos da personalidade que ficaram escondidos, esquecidos ou que foram reprimidos por não estarem de acordo com as expectativas familiares ou sociais.

A Arteterapia de abordagem Junguiana atende a todos aqueles que buscam por autoconhecimento, desejam ampliar a forma de ver e pensar o mundo, aqueles que querem entender melhor a vida e o sentido de sua existência.
A abordagem Junguiana é orientada pelos estudos de Carl Gustav Jung, suas teorias continuam sendo pesquisadas e aprofundadas até a atualidade e tem se propagado cada vez mais no meio acadêmico. Tais teorias permitem analisar as expressões do inconsciente representadas por imagens, sonhos e fantasias. A conscientização dos conteúdos emocionais contidos nestas expressões contribuirá para as transformações necessárias na vida psíquica do cliente.

Essa abordagem permite um diálogo entre consciente e inconsciente e a partir desta dinâmica inicia-se um processo de autorregulação psíquica, onde o cliente passa a entrar em contato com os conteúdos pouco acessados de sua psique trazendo-os à luz da consciência, o que facilita o ressignificar das emoções trazendo equilíbrio.