A abordagem Junguiana é orientada pelo Psiquiatra e Psicoterapeuta suiço Carl Gustav Jung, ele compreendia a psique humana como de natureza simbólica e suas teorias partem deste princípio.
Tais teorias permitem analisar as expressões vindas do inconsciente e que são representadas por imagens, sonhos e fantasias. A conscientização dos conteúdos emocionais contidos nestas expressões contribuirá para as transformações necessárias na vida psíquica do indivíduo em seu processo terapêutico.
Esta abordagem permite um diálogo entre consciente e inconsciente e a partir desta dinâmica inicia-se uma possível autorregulação psíquica, onde o cliente passa a entrar em contato com os conteúdos pouco acessados de sua psique trazendo-os à luz da consciência.
O processo arteterapêutico de abordagem Junguiana pode ser visto como uma possibilidade de encontro com um novo caminho ou um guia para um novo trajeto. Podemos também considerar como o revisitar da própria história, onde passamos a nos encontrar com importantes aspectos da personalidade que por algum motivo ficaram escondidos, esquecidos ou que foram reprimidos por não estarem de acordo com as expectativas familiares ou sociais.
Esta abordagem atende a todos aqueles que buscam por autoconhecimento, desejam ampliar a forma de ver e pensar o mundo interior e exterior, aqueles que querem entender melhor a vida e o sentido de sua existência.